sexta-feira, 29 de junho de 2012

ESTUDO DO COMPORTAMENTO POR FELIPE CODINA

Comportamento Filogenético e Comportamento Respondente Incondicionado CHARLES DARWIM desenvolveu a teoria da seleção natural. São os comportamentos mais bem selecionados e adaptados por nosso organismo que garantem nossa sobrevivência . Isto é, quanto mais temos capacidade de adaptação à realidade que o meio nos oferece, a possibilidade de sobrevivência será maior. Partindo dessa visão, podemos entender que o organismo que tiver mais resistência para suportar mudanças de realidade, sera o vencedor na cadeia da sobrevivência. Logo, podemos pensar que o organismo que tem dificuldades de adaptação à mudanças de realidades, tanto físicas quanto ambientais, certamente a possibilidade de ser extinto será grande. Comportamento indicionado são ações inatas, ou seja, independe de aprendizagem, ações que são comuns aos membros de uma mesma espécie. Para entendermos com mais facilidade esta questão vamos pensar em um bebê quando nasce. Ele não foi ensinado a sugar o seio da mãe. Mas quando a mãe coloca o seio na boca do bebê, êle começa a sugar o leite na hora. Este comportamento de sucção é algo incondicionado independente de processos de aprendizagem. Independe de aprendizagem, ações que são comuns a todos da mesma especie. Reflexo incondicionado é um dos componentes que formam o nosso comportamento, tem relação direta com eventos ambientais. Dentro das propriedades do reflexo encontramos a lei da intensidade. Para entendermos melhor esta teoria vamos pensar em uma criança que precisa tomar um remédio amargo, chora e faz uma cara feia. Agora vamos pensar em outra criança que precisa tomar o mesmo remédio mas não faz cara feia e não chora. Partindo desta idéia podemos observar que cada organismo tem diferentes comportamentos aos estimulos que são ofecidos pelo ambiente. Comportamento Operante Segundo Skinner, o comportamento operante considera que as consequencias de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente. Se essa consequencia for agradável, a frequencia do comportamento vai aumentar (reforço positivo) se a consequencia for desagradável a frequencia do comportamento vai diminuir (reforço negativo) Podemos observar este comportamento até nas relações sociais. Um grupo de amigos que está com fome e decide ir atée a uma lanchonete para almoçar. Esta ação de ir até a lanchonete para comer, é um comportamento operante. O comportamento operante é quando nós agimos sobre o mundo com todos os nossos comportamentos e ações que temos durante a vida. Conceito de reforço Desenvolvida inicialmente pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner (considerado como um dos pais da psicologia comportamental), a eoria do Reforço, conclui que as ações com consequências positivas sobre o individuo que as pratica tendem a ser repetidas no futuro, enquanto o comportamento que é punido tende a ser eliminado. As consequência são positivas sempre que as pessoas sentem prazer com a sua própria performance. Daqui resulta a importância da informação sobre a organização como fator de motivação, em especial a relativa às áreas em que a pessoa se encontra envolvido. Segundo a Teoria do Reforço, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as acções não desejadas (o castigo do comportamento não desejado deve ser evitado na medida em que tal contribuiria para o desenvolvimento de sentimentos de constrangimento ou mesmo de revolta). Skinner defende mesmo que o comportamento das pessoas pode ser controlado e enformado por longos períodos de tempo sem que estas se apercebam disso, inclusivamente sentindo-se livres. Uma técnica defendida por Skinner é a modificação do comportamento organizacional que consiste na aplicação da Teoria do Reforço aos esforços para a mudança nas organizações e assenta em dois princípios basilares: primeiro as pessoas atuam da forma que acham mais gratificante e recompensadora; segundo, o comportamento pode ser influenciado e determinado pela gestão das recompensas. Se passaarmos o dia com uma criança poderemos perceber esses conceitos bem presentes . Uma criança que não quer almoçar a mãe fala para ela: se voce almoçar vai ganhar um doce. O reforço positivo é ganhar o doce.Eentao entender que reforço possitivo é algo que ganhamos para emitir um comportamento desejado em nossas relaçoes. Já no caso do reforço negativo, encontramos outra função que é de mudança de comportamento. Qando a mãe fala para a criança não colocar o dedo na tomada porque vai tomar choque, mas, a criança por ser teimosa, coloca o dedo na tomada e sente a dor do choque, não coloca mais o dedo na tomada. Então podemos concluir que o choque foi o reforço negativo para não mexer mais na tomada. PUNIÇÃO POSITIVA E NEGATIVA As punições podem ser de dois tipos: por adição (punição positiva), quando experiências aversivas são adicionadas, ou por subtração (punição negativa), quando facilitadores do comportamento são subtraídos. Ambas as técnicas levam à aquilo que chamamos de extinção. A punição pode acarretar tanto em problemas de ordem psíquicas quanto organicas . Se pensarmos, a punição está presente em nossa vida desde o início do mundo, quando DEUS fala para Adão e Eva não comer o fruto proibido. Na sociedade contemporânea estamos condicionados a resolvermos tudo com punições.Até o sistema capitalista é uma forma de punição dentro do contexto global de idéias. Ela também suprime o comportamento indesejado, mas não guia a pessoa para um comportamento mais desejável. A punição diz o que não fazer, o reforço diz o que fazer. Uma punição combinada com um reforçamento positivo de comportamentos desejáveis é mais eficiente Para facilitar o nosso estudo vamos pensar no exemplo a seguir de punição positiva no cotidiano: Uma criança fala palavrão na festa da escola. A professora dá uma suspensão para ele.

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